Sexo frequente pode ajudar a eliminar pedra nos rins, aponta estudo

Vinicius de Araujo
By -
0

 

Fazer sexo ou se masturbar três vezes por semana pode ajudar a eliminar as incômodas pedras nos rins. É o que sugere um estudo feito por pesquisadores da Universitas Airlangga, na Indonésia, e publicado no The Journal of Sexual Medicine.

Os médicos notaram que a contração e relaxamento do colo da bexiga — que acontece durante o orgasmo e a ejaculação — facilita a eliminação das pedras nos rins. Isso ocorre porque, com o relaxamento dos músculos, a urina é estimulada a passar pela uretra, juntamente com as pedras nos rins.

Para essa pesquisa, os médicos urologistas da Universitas Airlangga revisaram cinco estudos sobre o tema. Eles incluíram 406 participantes que foram instruídos a fazer sexo ou se masturbar três ou quatro por semana ou se abster de qualquer atividade. Os resultados mostraram que a taxa de expulsão das pedras foi 5,7 vezes maior no grupo de atividade sexual.

De acordo com o Jornal Extra, e uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, uma a cada dez pessoas no país sofre com pedras nos rins. Quando ficam muito grandes, os cálculos podem se tornar extremamente dolorosos e geralmente é necessária cirurgia para removê-los. O procedimento usa um laser para quebrar a pedra em pequenos pedaços para que ela possa passar naturalmente pela uretra. Pode-se usar métodos para remover manualmente a pedra.

Enquanto isso, aqueles que sofrem de pequenas pedras — que ainda podem causar desconforto — são encorajados a beber muitos líquidos e tomar medicamentos chamados alfa-bloqueadores que ajudam as pedras a passar naturalmente relaxando os músculos do trato urinário. Mas com a descoberta do estudo, os médicos da Indonésia começaram a prescrever o sexo e a masturbação para eliminar os pequenos cálculos renais.

Pedras nos rins

Pessoas que não bebem líquidos suficientes, tomam certos medicamentos ou têm uma condição subjacente correm o risco de formar resíduos nos rins, as chamadas pedras.

Os sintomas incluem dor na lateral da barriga, dor intensa que vai e vem e sensação de enjoo ou vômito.

Fonte: O Hoje

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)