15 Melhores Destinos Para Viajar no Espírito Santo

Vinicius de Araujo
By -

Os Melhores Destinos Para Viajar no Espírito Santo – O Estado, embora frequentemente subestimado no Brasil, revela-se como um verdadeiro tesouro escondido para os amantes de viagens. Com seu litoral deslumbrante, paisagens naturais exuberantes e uma rica herança cultural, o estado oferece uma variedade de destinos que prometem encantar e surpreender.

Além disso, de praias paradisíacas a montanhas imponentes, passando por vilarejos pitorescos e parques ecológicos, o Espírito Santo é um convite para explorar o que há de mais belo e autêntico. Vamos, portanto, explorar os 15 melhores destinos que você deve considerar para sua próxima viagem ao Espírito Santo.

Desde o histórico Convento da Penha, com sua vista panorâmica de Vitória, até a serena Praia Grande, com suas águas cristalinas e atmosfera tranquila, há algo para todos os gostos. Cada local não só revela um pedacinho da riqueza natural e cultural do Espírito Santo, mas também oferece experiências inesquecíveis para quem busca se conectar com a natureza, explorar a história ou simplesmente relaxar em um cenário paradisíaco.

Prepare-se, assim, para uma viagem repleta de descobertas e beleza incomparável. Em resumo, o Espírito Santo, apesar de ser menos conhecido que outros destinos turísticos brasileiros, possui uma variedade impressionante de locais para explorar.

Este estado capixaba tem algo especial para todos os tipos de viajantes.

Convento da Penha

Começamos nossa jornada pelo Convento da Penha, em Vila Velha. Este histórico santuário não só é um importante ponto de fé, como também proporciona uma vista deslumbrante da cidade de Vitória e da Baía de Vitória. A vista panorâmica vale a visita, mesmo para quem não é religioso.

Como Chegar: O Convento da Penha está localizado em Vila Velha. Se você estiver vindo de Vitória, pegue a BR-101 e siga as placas para Vila Velha. Depois, siga as indicações para o Convento da Penha, que está no topo de um penhasco. O acesso pode ser feito de carro e há um estacionamento próximo ao local.

Parque Estadual da Pedra Azul

Avançamos para o Parque Estadual da Pedra Azul, localizado em Domingos Martins. Conhecido pela sua icônica formação rochosa que muda de cor conforme a luz do dia, o parque é ideal para trilhas e ecoturismo. A Pedra Azul e a Pedra do Lagarto são atrações imperdíveis, cercadas por trilhas e piscinas naturais.

Como Chegar: O parque está situado em Domingos Martins. De Vitória, siga pela BR-101 até o trevo para a ES-261, e depois pegue a ES-261 até Domingos Martins. Continue pela ES-245 até o parque. O acesso é bem sinalizado.

Itaúnas

Seguindo para o norte, encontramos Itaúnas, um vilarejo encantador na divisa com a Bahia. Famoso por suas dunas de até 40 metros de altura e uma atmosfera rústica, Itaúnas é perfeito para quem busca tranquilidade e uma imersão na natureza.

Como Chegar: Itaúnas fica ao norte do Espírito Santo, perto da divisa com a Bahia. De Vitória, pegue a BR-101 em direção ao norte e depois a BR-259 até chegar a Itaúnas. A entrada para o vilarejo é bem sinalizada.

Praia dos Padres

Em Guarapari, a Praia dos Padres é um refúgio tranquilo e quase intocado. Acesso por uma plataforma de madeira, águas cristalinas e uma paisagem preservada fazem desta praia um ótimo lugar para relaxar e se desconectar.

Como Chegar: A Praia dos Padres está em Guarapari. De Vitória, pegue a BR-101 em direção a Guarapari e siga as placas até o centro da cidade. De lá, você precisará pegar um barco ou uma plataforma de madeira que leva à praia, pois o acesso é restrito por terra.

Ilha de Trindade

Embora o acesso seja restrito, a Ilha de Trindade é notável por sua biodiversidade e paisagens deslumbrantes. Considerada a ilha mais remota do Brasil, ela é uma grande reserva marinha e abriga espécies únicas e samambaias gigantes.

Como Chegar: A Ilha de Trindade fica a cerca de 1.100 km do continente e o acesso é restrito. A ilha serve como base militar da Marinha Brasileira e não está aberta ao turismo. Você pode admirar a ilha apenas por fotos e informações online.

Mosteiro Zen Morro da Vargem

O Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, é o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina. Com um ambiente tranquilo, jardins zen e estátuas de Buda, é um local perfeito para meditação e contemplação.

Como Chegar: O mosteiro está em Ibiraçu. De Vitória, pegue a BR-101 até o trevo para a BR-259 e siga em direção a Ibiraçu. Continue pela estrada até chegar ao mosteiro. Há placas de sinalização ao longo do caminho.

Cachoeira da Matilde

Localizada em Alfredo Chaves, a Cachoeira da Matilde é uma das maiores quedas d’água do estado. Com uma passarela que facilita o acesso, a cachoeira e suas águas refrescantes são ideais para um passeio revigorante.

Como Chegar: A Cachoeira da Matilde está em Alfredo Chaves. De Vitória, siga pela BR-101 até o trevo para a ES-146 e depois continue pela ES-146 até chegar a Alfredo Chaves. Siga as placas para o distrito de Matilde e a cachoeira.

Falésias de Marataízes

A Praia das Falésias, em Marataízes, destaca-se pelos seus paredões íngremes e lagoas tranquilas. A combinação de vegetação de restinga e a paisagem rústica tornam este destino uma escolha imperdível.

Como Chegar: Marataízes está a cerca de 2 horas de Vila Velha. De Vitória, siga pela BR-101 em direção ao sul até Marataízes. Siga as placas para a Praia das Falésias. O acesso à praia pode exigir uma caminhada pelas dunas.

Pedra Roxa (Ibitirama)

Em Ibitirama, a Pedra Roxa oferece cachoeiras e poços para banho em meio à natureza exuberante. Este distrito é perfeito para quem aprecia cachoeiras e a tranquilidade do interior.

Como Chegar: A Pedra Roxa está em Ibitirama. De Vitória, pegue a BR-101 até o trevo para a ES-486 e siga para Ibitirama. Continue até o distrito de Pedra Roxa. Siga as placas para as cachoeiras e poços de banho.

Pico da Bandeira

Dividido entre Espírito Santo e Minas Gerais, o Pico da Bandeira é a terceira maior montanha do Brasil. A trilha até o cume é desafiadora, mas a vista panorâmica recompensa todo o esforço.

Como Chegar: O Pico da Bandeira pode ser acessado a partir de Alto Caparaó (MG) ou Dores do Rio Preto (ES). Para o acesso pelo Espírito Santo, de Vitória, pegue a BR-262 e depois a ES-262 até Dores do Rio Preto. A trilha até o cume começa em Dores do Rio Preto.

Praia Bacutia

A Praia da Bacutia, situada na Enseada Azul em Guarapari – ES, é um verdadeiro refúgio natural. Apesar de sua extensão relativamente pequena, cerca de 450 metros, seu charme é inegável. Em primeiro lugar, suas águas esverdeadas e calmas oferecem uma experiência de piscina natural.

O cenário é emoldurado por castanheiras e vegetação rasteira, criando um ambiente pitoresco e relaxante. Além disso, o local conta com formações rochosas nas laterais que conferem um toque especial à paisagem. No entanto, é essencial estar atento às variações da maré, pois a faixa de areia pode diminuir consideravelmente na maré alta.

Outro ponto a favor é que, na maré baixa, as piscinas naturais formam um convite para o banho. Por fim, a Praia da Bacutia não só encanta pela beleza, mas também oferece a oportunidade de explorar áreas rochosas e saborear a gastronomia local, como a famosa moqueca capixaba. Sem dúvida, ela é um dos grandes destaques de Guarapari e merece uma visita.

• Praia da Costa

A Praia da Costa, em Vila Velha, combina a beleza natural com uma infraestrutura completa. Com quase 5 km de extensão, é um excelente local para quem gosta tanto de mar agitado quanto de áreas calmas para nadar.

Como Chegar: A Praia da Costa está em Vila Velha. De Vitória, pegue a Terceira ponte em direção a Vila Velha e siga para a Praia da Costa. O acesso é fácil e a praia é bem sinalizada com estacionamento e infraestrutura ao redor.

Parque Pedra da Cebola

No coração de Vitória, o Parque Pedra da Cebola é conhecido pela sua rocha em forma de cebola e oferece um espaço verde para caminhadas e piqueniques, ideal para uma pausa relaxante no meio da cidade.

Como Chegar: O Parque Pedra da Cebola está localizado em Vitória. De qualquer ponto da cidade, siga as placas para o Parque Pedra da Cebola, que está situado na área central. O acesso é direto e há opções de transporte público.

Morro do Moreno

Por fim, o Morro do Moreno, também em Vila Velha, oferece uma vista panorâmica deslumbrante da cidade e da baía. Uma caminhada de 700 metros leva você ao topo, onde o esforço é amplamente recompensado pela vista incrível.

Como Chegar: O Morro do Moreno está em Vila Velha. De Vitória, pegue a BR-101 em direção a Vila Velha e siga para o Morro do Moreno. O início da trilha para o topo está bem sinalizado e há estacionamento disponível próximo ao local.

Conclusão: Melhores Destinos Para Viajar no Espírito Santo

Explorar o Espírito Santo é, sem dúvida, mergulhar em um mundo repleto de paisagens deslumbrantes, história rica e cultura vibrante. Com seus 15 destinos selecionados, cada canto do estado oferece uma experiência única, desde a majestosa Pedra Azul até as serenas águas da Praia dos Padres. De fato, a combinação de beleza natural com atrativos históricos proporciona uma viagem que agrada a todos os tipos de viajantes.

Seja você um amante da natureza, um entusiasta da cultura ou alguém que apenas deseja relaxar e apreciar a vista, o Espírito Santo possui algo especial para oferecer. Além disso, a diversidade de cenários e atividades não só impressiona, mas também convida a uma imersão genuína na essência do Brasil.

Ao visitar esses destinos, você descobrirá não apenas lugares, mas também a verdadeira alma do estado. Cada local, com suas peculiaridades e encantos, contribui para um mosaico inesquecível de experiências.

Portanto, ao planejar sua próxima viagem, considere o Espírito Santo como seu destino e prepare-se para ser maravilhado por tudo o que este estado incrível tem a oferecer. Em resumo, boa viagem e aproveite cada momento dessa jornada inesquecível.

Compartilhe com seus amigos!