Atividade física e de alto gasto calórico, o spinning conquista cada vez mais espaço em academias exclusivas dedicadas à modalidade, atraindo uma legião de adeptos. Estúdios oferecem exercícios variados, como o uso de halteres para treinar membros superiores e o guidão para realizar flexões.
Elásticos presos aos aparelhos são utilizados para trabalhar bíceps, tríceps e abdômen. Além disso, há DJs, aulas temáticas e até a presença de professores convidados.
O professor de Educação Física Tácio Santos, do Centro Universitário de Brasília (Ceub), orienta que ao optar pelo spinning como atividade física principal, é fundamental considerar os benefícios à saúde e passar por uma avaliação prévia para determinar o tipo adequado de exercício para cada pessoa. O especialista explica detalhes sobre a modalidade. Confira:
O que é o spinning?
O spinning é uma aula de ciclismo indoor, realizada em ambiente fechado, que busca mimetizar as características do ciclismo, especialmente o ciclismo de estrada. Normalmente, é uma atividade coletiva, reunindo pessoas de diferentes níveis de condicionamento físico.
Além disso, as aulas de spinning costumam ser realizadas em um ambiente bem climatizado, com ventilação adequada, iluminação apropriada e música estimulante.
Benefícios da atividade
Os principais benefícios físicos do spinning estão relacionados à aptidão cardiorrespiratória, ou, popularmente falando, a ter um bom fôlego. Essa aptidão é importante para um bom desempenho em atividades físicas e esportivas, mas também para a rotina do dia a dia, como caminhar e subir escadas.
Como a aptidão cardiorrespiratória está diretamente associada à longevidade, quanto melhor a aptidão cardiorrespiratória de um indivíduo, espera-se que maior seja sua longevidade.
Spinning VS. Outros exercícios
Ao comparar o spinning com outras atividades indoor, realizadas em ambiente fechado, destaca-se a ausência de exposição ao ambiente externo. Por um lado, as atividades indoor podem ser mais convenientes em situações climáticas adversas, como chuva, frio ou calor intenso, pois é possível controlar a climatização do ambiente.
Por outro lado, existem benefícios associados à prática de atividades ao ar livre. Interagir com outras pessoas e estar exposto à natureza podem proporcionar bem-estar físico e mental. Portanto, sempre que possível, é recomendável alternar entre atividades indoor e outdoor para aproveitar não apenas os benefícios do exercício físico, mas também os efeitos positivos do contato com a natureza.
Fonte: Correio do Povo
Postar um comentário
0Comentários