O melhor país para turismo não é a França, Itália ou Espanha — eis a nação que reivindica o título

Vinicius de Araujo
By -
0

 

De acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF), os Estados Unidos são o melhor país do mundo para o turismo. A organização internacional independente recentemente divulgou uma lista dos principais destinos para viagens, que considerou vários fatores, incluindo infraestrutura, sustentabilidade, disponibilidade de mão de obra, preço e recursos naturais. Além de garantir a primeira posição na lista, os Estados Unidos foram o único país da América do Norte a conquistar um lugar entre os dez primeiros colocados.

Arranha-céus na Terceira Avenida em Midtown Manhattan, Nova York, EUA  — Foto: Alexander Spatari/Getty Images
Arranha-céus na Terceira Avenida em Midtown Manhattan, Nova York, EUA — Foto: Alexander Spatari/Getty Images

Conforme observado pelo WEF em seu relatório, espera-se que o turismo global atinja os níveis pré-pandemia em 2024. No entanto, existem vários desafios que a indústria continua enfrentando, como a inteligência artificial, que pode exigir adaptação e agilidade. Alguns países e economias estão mais bem preparados para lidar com isso, e esses novos dados "visam servir como um referencial para as partes interessadas avaliarem o progresso, informar decisões e políticas, e incentivar um crescimento sustentável e resiliente". Portanto, o relatório não necessariamente aborda a experiência de ser um viajante nesses países, mas sim o setor de viagens.

A cidade de Nova York, a maior dos EUA em população — Foto: Alexandr Spatari/Getty Images
A cidade de Nova York, a maior dos EUA em população — Foto: Alexandr Spatari/Getty Images

Entre os dez primeiros países da lista, a Europa demonstrou um desempenho impressionante. A Espanha ficou em segundo lugar, enquanto França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Suíça conquistaram os lugares quatro, seis, sete, nove e dez, respectivamente. Completando a lista, o Japão ficou em terceiro, a Austrália em quinto e a China em oitavo. Os dados também mostraram que, das 119 economias revisadas, 71 mostraram melhorias entre 2019 e 2023. No entanto, as pontuações médias do índice foram apenas 0,7% acima dos níveis pré-pandemia.

Barcelona, ​​Espanha. O país ficou em segundo lugar na lista do WEF — Foto: Alexander Spatari/Getty Images
Barcelona, ​​Espanha. O país ficou em segundo lugar na lista do WEF — Foto: Alexander Spatari/Getty Images

Dos países que melhoraram suas pontuações desde 2019, 52% tinham economias de baixa a média-alta renda. Países como Uzbequistão, Costa do Marfim, Tanzânia, Indonésia e Nigéria mostraram crescimento; no entanto, o relatório também observa que "apesar do crescimento acima da média, economias de não-alta renda respondem por quase 90% dos pontuadores de índice abaixo da média, indicando a necessidade de mais investimentos para fechar lacunas nas condições facilitadoras, caso essas economias desejem aumentar sua participação no mercado de viagens e turismo.

San Diego, Califórnia — Foto: Ziming Sara Luo/Getty Images

San Diego, Califórnia — Foto: Ziming Sara Luo/Getty Images
O rio Colorado serpenteia pelo Grand Canyon — Foto: Dean Fikar/Getty Images
O rio Colorado serpenteia pelo Grand Canyon — Foto: Dean Fikar/Getty Images
No geral, o relatório mostrou que as regiões da Europa e da Ásia-Pacífico estavam em posição mais favorável para crescer nos mercados de viagens e turismo, assim como as economias de alta renda. Dos 30 países mais bem classificados, 19 estão na Europa, sete na Ásia-Pacífico e 26 são de alta renda.
Parque Nacional do Lago Clark, no Alasca  — Foto: Teresa Kopec/Getty Images
Parque Nacional do Lago Clark, no Alasca — Foto: Teresa Kopec/Getty Images

Embora o relatório não aborde diretamente a experiência do viajante, o título dos Estados Unidos como o melhor país para o turismo está correlacionado com a abundância de lugares para visitar na nação. Desde metrópoles imponentes como Nova York e Chicago até belas cidades pequenas, há uma infinidade de opções para os amantes de design e arquitetura. Naturalmente, o país também possui paisagens naturais impressionantes, como os desertos e cânions do Sudoeste, as pradarias do Meio-Oeste, as montanhas Rochosas, Appalachian e Sierra Nevada, assim como praias nas costas leste, oeste e sul. Seja um viajante internacional ou local, não há escassez de destinos para descobrir nos Estados Unidos.

Fonte: Casa Vogue

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)