Medo de avião? Veja 7 dicas para uma viagem mais tranquila nas férias

Vinicius de Araujo
By -
0

 

O medo é um sentimento comum entre a humanidade. Ele pode, muitas vezes, nos manter distante de situações de risco. No entanto, o ideal é que não atrapalhe o dia a dia e nem a realização de atividades como viajar, por exemplo.

Segundo o Instituto Real Time Big Data, 65% dos brasileiros têm medo de viajar de avião, sendo que 51% passaram a ter medo após alguma experiência traumática. A boa notícia é que 81% dos entrevistados disseram enfrentar o medo para viajar com a família.

“Viajar de avião pode gerar uma excitação e nervosismo que são comuns para muitas pessoas. O importante é saber distinguir a ansiedade normal do medo irracional, que é a fobia”, afirma a psiquiatra e pesquisadora Danielle H. Admoni.

De acordo com a psicóloga Monica Machado, pessoas com aerofobia (ou aviofobia, isto é, medo de avião) costumam apresentar sudorese excessiva, náuseas, dificuldade para respirar, tremores, aumento do ritmo cardíaco, irritação, tontura, dentre outras manifestações físicas e emocionais.

“O ideal é ter um acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico para tratar a fobia, pois é muito difícil se livrar dela sem ajuda profissional. Entretanto, se você está prestes a embarcar, há formas de minimizar estes sintomas”, diz.

7 estratégias para viajar de avião com mais tranquilidade

As especialistas dão algumas dicas para quem tem medo de avião e, apesar disso, deseja viajar grandes distâncias. Confira:

Planeje-se com antecedência

Opte pelo voo noturno, pois as chances de você dormir em um horário que está acostumado são maiores. Três dias antes da viagem, separe passagens, documentos, passaporte (se for o caso), dinheiro, cartões, entre outros itens fundamentais. Guarde tudo junto em um lugar fácil de lembrar.

“Em relação às malas, o ideal é fazer no dia anterior à viagem, para ter certeza de colocar tudo o que precisa. Se você se antecipar demais e deixar as malas prontas uma semana antes, poderá ficar na angústia, pensando se esqueceu de alguma coisa”, afirma Monica.

Use roupas confortáveis

Esse é um momento para focar no seu conforto, não na vaidade. Aposte em peças que não apertam ou pinicam. Nos pés, o ideal seria usar um tênis bem confortável. Lembre-se também de levar um agasalho, já que a temperatura interna do avião é sempre fria.

Evite se automedicar

Um dos maiores problemas em tomar ansiolítico ou medicamento para dormir por conta própria é o erro na dosagem. Além de potencialmente causar intoxicação, doses muito altas podem gerar uma sonolência tão grande a ponto de você dormir a viagem toda (ou boa parte dela).

Em percursos mais longos, o sono contínuo impede que a pessoa se levante e mexa as pernas, aumentando o risco de trombose venosa profunda ou até de uma embolia pulmonar.

“Portanto, se tiver intenção de tomar algum remédio, fale com seu médico antes. Cabe a ele prescrever a dose indicada para o seu quadro, de acordo com sua idade, peso, presença ou não de outras patologias”, frisa Danielle Admoni.

Fonte: Metrópoles

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)