Conheces as 10 melhores praias do distrito de Coimbra?

Vinicius de Araujo
By -
0

 Coimbra, uma cidade portuguesa conhecida pela sua universidade histórica e rica tradição cultural, também oferece aos seus visitantes e residentes algumas das mais belas praias da região.

Embora muitos possam associar a cidade apenas aos seus aspectos académicos e arquitetônicos, as praias perto de Coimbra apresentam uma excelente oportunidade para desfrutar de paisagens naturais deslumbrantes e atividades ao ar livre durante as férias. Se queres visitar esta cidade, vem descobrir as 10 melhores praias de Coimbra.

Praia de Mira

Praia de Mira
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0Wikimedia commons

Situada no distrito de Coimbra, a praia da Mira tem Bandeira Azul, está equipada com chuveiros, casas de banho e um posto de primeiros socorros. É especialmente adequada para famílias com crianças e possui acessos facilitados para pessoas com mobilidade reduzida. 

Quanto aos animais de estimação ainda não têm lugar no areal, no entanto, existem zonas nas proximidades da praia em podes disfrutar da companhia a ver o mar.

Nos arredores desta praia, podes encontrar uma variedade de restaurantes e cafés que oferecem desde pratos tradicionais da gastronomia portuguesa até opções mais contemporâneas. Para aqueles que procuram atividades além do banho de sol e do mar, a área circundante é ideal para caminhadas e passeios de bicicleta.

Praia da Claridade

Praia da Claridade
Joehawkins, CC BY-SA 4.0Wikimedia commons

A Praia da Claridade, é considerada uma das melhores praias perto de Coimbra. Esta extensa faixa de areia, recebe todos os verões o famoso festival RFM Somnii que atrai imensos turistas à cidade. 

Para famílias com crianças, esta praia é ideal, pois oferece amplo espaço para brincadeiras e construção de castelos de areia, além de ser vigiada durante a época balnear. Em relação às infraestruturas, a Praia da Claridade está bem equipada e possui acessos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Dentro da cidade, existem vários locais que podes visitar para fugir ao excesso de calor, tais como o Forte de Santa Catarina, o Mercado Municipal, o centro de Artes e Espetáculos, a Casa do Paço, a Igreja de São Julião e a Igreja da Ordem Terceira. 

Praia da Tocha

Situada perto de Coimbra, Figueira da Foz e Aveiro, é um local verdadeiramente convidativo a umas férias de floresta, mar, sol e lazer. Nesta antiga aldeia de pescadores, no concelho de Cantanhede, é possível encontrar ainda vestígios dos antigos palheiros, utilizados em tempos pelos pescadores para guardar o material utilizado na faina diária dos meses de Verão.

A praia da Tocha é ideal para ir com crianças porque possui uma extensa área de areal que permite diversas atividades lúdicas. As águas são geralmente calmas, ideais para os pequenos nadadores. A praia é vigiada durante a época balnear.

Praia do Palheirão

Praia do Palheirão
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0Flickr

A praia do Palheirão, menos conhecida na zona de coimbra mas não menos encantadora, é um verdadeiro refúgio para aqueles que procuram tranquilidade e contato com a natureza. Oficialmente reconhecida como praia dourada, estende-se por vários quilómetros de areais intactos, entre o ondulado das dunas contíguas a uma imensa mancha florestal e o horizonte infinito do azul do mar.

A praia possui acessos limitados, o que pode dificultar a visita de pessoas com mobilidade reduzida.É uma praia 'pet friendly', quer dizer que podes disfrutar da companhia do teu animal de estimação.

Praia de Buarcos

Galardoada com a Bandeira Azul, a praia de Buarcos, é uma escolha popular entre famílias e turistas que procuram um local seguro e bem equipado para desfrutar de um dia na praia com crianças.

As infraestruturas incluem chuveiros, casas de banho e um posto de primeiros socorros. Além disso, a praia é acessível para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo que todos possam desfrutar do ambiente marinho sem preocupações.

É uma praia arenosa e rochosa com grande extensão de areal, com passadiços de madeira e pontos de descanso. Formando quase uma baía, e abrigada do vento pelas muralhas de Buarcos. A temperatura da água no verão, ronda os 16 ºC e é ótima para a prática de windsurf.

Praia Fluvial de Palheiros e Zorro

Praia fluvial de Palheiros e Zorro
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0Flickr

Situada perto de Coimbra, é um verdadeiro oásis para quem procura tranquilidade e contato com a natureza. Esta praia fluvial é conhecida pela sua água cristalina e paisagem verdejante, fica na margem esquerda do Rio Mondego com acesso principal pela aldeia de Palheiros.

Para as famílias, especialmente aquelas com crianças, Palheiros e Zorro oferece um ambiente seguro e agradável. O leito do rio é predominantemente calmo, ideal para banhos tranquilos. As margens são espaçosas e perfeitas para jogos e piqueniques e oferece excelentes condições para a prática de diversas atividades como kayak, canoagem, pesca e vólei de praia.

É uma praia que permite a entrada a animais e possui Bandeira Azul. Em termos de infraestruturas, esta praia fluvial conta com áreas de descanso, chuveiros e casas de banho públicas. Importante destacar também o acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida.

Praia Fluvial de Reconquinho

Praia fluvial de Reconquinho
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0Flickr

Rodeada por uma envolvente paisagem natural, a praia fluvial de Reconquinho, está ligada à margem do rio Mondego e localiza-se a cerca de 1,5 km da vila de Penacova. Ligada à outra margem do rio, está uma ponte pedonal de madeira que é muito utilizada para saltos de mergulho.

Galardoada com Bandeira Azul, é o local perfeito para apanhar sol em Coimbra. A praia fluvial dispõe de várias infraestruturas de apoio, proporcionando todas as condições de lazer e diversão, nomeadamente bar, apoios de praia, abrigo para embarcações, campo de jogos e zona de merendas. Próximo da praia, existe um parque de campismo.

Praia Fluvial da Louçainha

Praia fluvial da Louçainha
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0Wikimedia commons

A praia fluvial da Louçainha é um dos locais de eleição do concelho de Penela, localizada em plena Serra do Espinhal. A qualidade das águas, os excelentes equipamentos fluviais e a preocupação ambiental são características reconhecidas e justificam a atribuição da Bandeira Azul, a par da classificação de Praia Acessível.

Esta praia é extremamente adequada para famílias com crianças, graças às suas pequenas lagoas naturais e áreas pouco profundas onde os mais novos podem brincar em segurança. Além disso, possui rampas e caminhos pavimentados que facilitam o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Durante o mês de agosto, a Biblioteca Municipal destaca para o local a Fluvioteca, com imprensa diária e uma oferta literária para enriquecer a experiência de quem escolhe este local para passar as férias. Nos arredores da praia fluvial, os visitantes podem explorar trilhos para caminhadas e descobrir pequenas cascatas, tornando o passeio ainda mais encantador.

Praia Fluvial Vimieiro

Ao longo do rio Alva, a praia fluvial do Vimieiro oferece um refúgio perfeito para quem procura escapar do stress do dia-a-dia e mergulhar num ambiente de total serenidade. Ideal para famílias, possui uma grande área de areia e um parque infantil onde as crianças podem brincar.

Equipada com todas as infraestruturas necessárias, incluindo casas de banho, chuveiros e um posto de primeiros socorros. Para aqueles que necessitam de facilidades especiais, a praia oferece acessos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

Praia Fluvial de Côja

Praia fluvial de Côja
Vitor Oliveira CC BY-SA 2.0Flickr

Côja, é uma praia fluvial perto de Coimbra, conhecida pela sua beleza natural e ambiente tranquilo, é o local ideal para um dia de descanso e diversão em família.

Constituída por um açude que cria um espelho de água, conta com um areal que permite a permanência de banhistas junto à água. A parte superior é formada por um lençol de água que possibilita a prática de algumas atividades recreativas como a canoagem, gaivotas e pesca desportiva.

É especialmente adequada para crianças, graças às suas águas calmas e áreas de lazer, oferece acessos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, permitindo que todos desfrutem deste belo local sem restrições. Na margem esquerda do rio existe um parque de campismo.

Como chegar às praias

Para visitar as praias marítimas e fluviais de Coimbra é possível ir de transportes públicos. Podes combinar rotas de autocarros e comboios ou, em casos mais próximos da cidade, existem rotas que tem levam diretamente para a praia.

Para a praia da Mira:

  • 9F que passa na C. Misarela até Casal da Misarela (cruzamento) e andar cerca de 7min até à praia. 

Para a praia fluvial da Côja:

  • 30 até ao fundão, mudar para o autocarro número 26 até Moita da Serra. Em Moita da Serra, esperar pelo autocarro 07 até Arganil, mudar para o autocarro número 06, em direção a Côja (EB23) até Côja (Ponte) e andar cerca de 9 min até à praia fluvial.  

Todas as outras praias só são acessíveis de carro ou taxi. 

Como é viver em Coimbra

Viver em Coimbra
Ray in Manila CC BY 2.0Flickr

Coimbra, uma cidade repleta de história e cultura, oferece um estilo de vida único que combina a tradição académica com a vitalidade moderna. Viver em Coimbra é mergulhar numa atmosfera onde o passado e o presente se encontram de maneira harmoniosa.

Universidade de Coimbra, Património Mundial da UNESCO, destaca-se não apenas pelo seu valor histórico, mas também pela Biblioteca Joanina, uma obra-prima do barroco. Além disso, a cidade é adornada pelo Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e pela Sé Velha.

Quando o verão chega, Coimbra transforma-se com seus festivais vibrantes. O Festival das Artes, por exemplo, é uma celebração de música, dança e teatro que atrai artistas e espectadores de todo o país. Outro evento imperdível é a Queima das Fitas, uma festa estudantil que marca o fim do ano académico.

Pratos como a chanfana, e os doces conventuais, como os pastéis de Santa Clara, são apenas alguns exemplos da rica culinária que pode ser explorada na cidade. A cidade está situada às margens do Rio Mondego, proporcionando belíssimas paisagens e áreas verdes como o Parque Verde do Mondego.

Fonte: Idealista

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)